A Feira de Artesanato do Bairro Amazonas (Faba) está participando, pela primeira vez, da 35ª Feira Nacional de Artesanato. Cerca de 20 expositores estão representando a Faba, divulgando seu trabalho, no evento que reúne cerca de 3.500 expositores, distribuídos em 467 estandes, em uma área de 10.746 metros quadrados. A feira começou no dia 4/12 e vai até domingo (8/12), com uma expectativa de público, nos cinco dias, de aproximadamente 130 mil visitantes.
De acordo com a organização, em 2024, a Feira Nacional vai reunir a gastronomia, a música e a arte dos 208 municípios que compõem os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, além dos que circundam o Rio São Francisco. “Apesar do cunho comercial, do artesão poder vender o seu artesanato, a feira é uma grande escola, já que apresenta toda a diversidade cultural brasileira em um só espaço, proporciona ao visitante apresentações de nosso cancioneiro popular, além de oficinas participativas de nosso artesanato”.
Faba
Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem, a Faba completou 64 anos de funcionamento, em agosto de 2024. Feira mais antiga de Contagem, conta com 386 barracas, que comercializam produtos de artesanato, hortifrutigranjeiro, vestuários (feminino, masculino e infantil), decoração, bijuterias, couro, diversos e alimentação, sendo 89 novos expositores (50 na Economia Solidária, sendo 25 mulheres em situação de vulnerabilidade e sete migrantes).
A Faba ocorre aos domingos, das 8h às 15h, na rua Tiradentes, gerando 1.544 empregos, diretos e indiretos. Movimenta, mensalmente, mais de R$ 300 mil, garantindo o sustento e o reforço na renda familiar de centenas de famílias de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Com 64 anos de funcionamento, a Faba é a feira mais antiga de Contagem - Foto: equipe Regional Industrial/PMC
Investimentos na segurança, infraestrutura e profissionalização dos feirantes foram os objetivos da atual gestão em relação à Faba. No biênio 2021/22, a gerência da feira realizou 2.048 atendimentos; instituiu e elegeu uma comissão paritária; distribuiu 240 cestas básicas entre os feirantes, durante a pandemia de Covid; criou um arquivo físico e on-line para emissão de credenciais para os feirantes; ampliou a divulgação por meio das redes sociais e da confecção de panfletos e de vídeo promocional.
Já em 2023/2024, ocorreram feiras extras na semana do Natal; recadastramento e distribuição de novos crachás; melhorias na infraestrutura; além do wokshop gratuito “Feira de Sucesso - vender, comunicar e fidelizar”, em julho de 2023, com o intuito de capacitar os expositores para que aumentem suas vendas e fidelizem clientes em curto prazo.
Todas as iniciativas têm por objetivo fortalecer e ampliar as atividades da Faba, oferecer melhores serviços e produtos aos clientes, além de garantir o trabalho e sustento dos feirantes.
Feira Extra
Este ano, a Feira de Artesanato do Bairro Amazonas também terá uma edição extra de Natal, no dia 24 de dezembro, terça-feira, das 8h às 16h, na rua Tiradentes.
35ª Feira Nacional de Artesanato
Data: 4 a 8 de dezembro - quarta a domingo
Horário: 14h às 22h, de quarta a sexta-feira / 10h às 22h, sábado e domingo
Local: Expominas (avenida Amazonas, 6200 - bairro Gameleira - Belo Horizonte)
Ingresso: R$20,00 - maiores de 60 anos, menores de 12 anos, além de PCDs, têm entrada gratuita
Informações: 31 2555-6322
Feira de Artesanato do Bairro Amazonas (Faba)
Todos os domingos
Horário: das 8h às 15h
Local: rua Tiradentes - bairro Amazonas / Contagem
Feira Extra - Faba
Data: 24 de dezembro, terça-feira
Horário: 8h às 16h
Local: rua Tiradentes - bairro Amazonas / Contagem